Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Ceará pode ser o primeiro Estado a atingir pico do novo coronavírus

maxresdefault

Diário do Nordeste

Um boletim produzido pela Rede CoVida, iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estima que o Ceará, atualmente, com 824 casos positivos, deve ser o primeiro Estado no País a atingir o nível máximo de infecções pelo novo coronavírus, a partir do dia 25 de abril. Já no início do mês, os cálculos estimam que o Estado terá 3.053 pessoas infectadas e deve ultrapassar o Rio de Janeiro (2.887) em número de casos, ficando atrás de São Paulo (11.684), na quarta-feira (8).

O cenário no País no dia 25 deste mês deve ser cerca de 21 mil pessoas infectadas pelo vírus Sars-CoV-2 e mais de 500 mortes pela doença, a Covid-19. As projeções dos pesquisadores, entre estatísticos, epidemiologistas, físicos, cientistas da computação, economistas e comunicólogos, além de outros profissionais, buscam contribuir para as ações de enfrentamento da doença com conhecimento. O grupo também tem apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para o relatório, publicado nesta última semana, os cientistas calcularam o potencial de reprodução da doença como forma de identificar a velocidade com que o novo coronavírus se espalha nos estados brasileiros. São analisadas, assim, a taxa de transmissão e os registros de cura e de óbito nas localidades. Um dos fatores definidos é o de reprodução, R0 – acima de 1 indica que a propagação do vírus está em expansão. No Ceará, esse fator é de 2,56 e por meio dele foi projetada a data para o pico dos casos no Estado de 25 de abril.

Na Itália, por exemplo, onde a propagação do vírus desperta atenção global, a taxa R0 é de 3, como é destacado no relatório. Outros estados também estão no radar dos pesquisadores como Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O modelo usado pelos pesquisadores, Suscetíveis, Infectados e Recuperados (SIR), considera que os casos de cura da Covid-19 não podem ser infectados novamente. Ainda assim, os estudiosos indicam que há trabalhos sobre a possibilidade de o paciente adoecer uma segunda vez pelo vírus. Até à tarde de ontem, no Ceará, 824 pessoas foram identificadas com o vírus e o número de mortes subiu para 26, conforme atualização da plataforma IntegraSUS. Fortaleza mantém o maior número de infectados (744) e de óbitos (20). Dos 184 municípios cearenses, 23 já apresentam confirmações da Covid-19. O último a entrar na lista foi Pedra Branca, com um caso.

As estatísticas divulgadas pela Rede CoVida detalham o cenário da Bahia, Estado onde a pesquisa foi produzida, mas a pedido do Sistema Verdes Mares os cientistas devem estimar o número de infectados e o registro de óbitos no pico indicado no relatório. Também foi solicitada à Secretaria de Saúde do Ceará a estimativa com a qual o Governo baseia suas ações, mas a Pasta não enviou resposta à demanda.

Deixe seu comentário:

Menu

CONTATOS

(88) 3584-1374
(88) 9 9605 0674(TIM)
COMERCIAL: (88) 9 9618-0635

Curta no Facebook

Redes sociais