Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Decisão de Gilmar Mendes no STF Reconduz Ednaldo Rodrigues à Presidência da CBF em Meio a Controvérsias Jurídicas

ednaldocbf-2

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, proferiu uma decisão nesta quinta-feira, 4, determinando a recondução de Ednaldo Rodrigues à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A medida atendeu a um pedido do PCdoB, que havia ingressado com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) após a Justiça do Rio de Janeiro afastar Rodrigues do cargo e nomear um interventor.

A determinação do magistrado segue orientações da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) enviadas na quarta-feira. Ambas as entidades recomendaram uma liminar para suspender as decisões da Justiça fluminense, datadas de 7 de dezembro, que resultaram no afastamento do dirigente da CBF.

O PCdoB protocolou a ADI em 22 de dezembro, argumentando, na última terça-feira, 2, que o afastamento do presidente e do secretário-geral da confederação poderia inviabilizar a inscrição da Seleção Brasileira no Torneio Pré-Olímpico e, consequentemente, sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Gilmar Mendes considerou a possibilidade de sanções da Fifa e Conmebol à CBF devido às intervenções políticas na gestão da confederação. A decisão destaca que tais penalidades poderiam acarretar prejuízos tanto econômicos quanto esportivos.

A decisão do ministro atende parcialmente ao pleito do PCdoB, que busca o reconhecimento, pelo STF, da legitimidade do Ministério Público para estabelecer acordos com entidades esportivas, como o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado em 2022 com a CBF. Este TAC determinou as regras para as eleições que conduziram Ednaldo Rodrigues à presidência da entidade.

Em dezembro passado, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anulou o TAC e determinou o afastamento de Rodrigues. O PCdoB alega que a decisão do TJ-RJ confronta a Constituição, que garante a autonomia das entidades esportivas. Na ocasião, a 21ª Vara de Direito Privado indicou José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), como interino da CBF, incumbido de realizar uma nova eleição em 30 dias.

Deixe seu comentário:

Menu

CONTATOS

(88) 3584-1374
(88) 9 9605 0674(TIM)
COMERCIAL: (88) 9 9618-0635

Curta no Facebook

Redes sociais