Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Governo do Ceará recebe comitiva chinesa para tratar de parcerias em diversas áreas

190722_4_dalian-invest_cg4834-1200x800

O governador Camilo Santana recebeu nesta segunda-feira (22), no Palácio da Abolição, comitiva formada por representantes da gestão municipal de Dalian, cidade chinesa que fica a 840 km de Pequim. A reunião teve por objetivo dar continuidade aos acertos de parcerias em diversas áreas entre o Governo do Ceará e a China, como políticas voltadas à educação e ao desenvolvimento econômico. No primeiro semestre, o chefe do Executivo cearense esteve em Dalian para dar início às tratativas.

Durante a reunião em Fortaleza, foram apresentadas ações recentes do Governo do Ceará na atração de parcerias internacionais em variados setores, além de reafirmar os investimentos da gestão pública cearense em projetos educacionais e econômicos sólidos. “O Ceará foi o estado que mais fez investimentos públicos no Brasil. Temos selado muitos acordos internacionais, como é o caso da Companhia Siderúrgica do Pecém e, mais recentemente, do Porto de Roterdã. Devido a localização geográfica do Ceará, temos buscado transformar o nosso estado em um grande centro de conexões com o mundo”, enfatizou Camilo Santana.

Em 26 de abril deste ano, o governador do Ceará esteve em Dalian para assinar, junto ao prefeito local, Tan Chengxu, acordo que prevê que alunos e professores de escolas públicas do Estado viajem para intercâmbio na China, e que o Ceará receba os estudantes chineses, no intuito de promover a troca de experiências culturais, esportivas, e o desenvolvimento de uma comunidade escolar de aprendizado internacional.

Na ocasião do encontro em território chinês, as autoridades também trocaram ideias acerca de projetos e boas experiências no campo da Educação, bem como sobre as afinidades entre o estado brasileiro e a cidade chinesa para estimular parcerias nas áreas econômica e social. A área costeira de Dalian é considerada um dos principais polos petroquímicos da China, destacando-se ainda na indústria naval.

Educação

No reencontro, desta vez no Palácio da Abolição, Camilo Santana lembrou do compromisso em comum que os dois lugares no mundo têm com a educação de qualidade. “Compreendemos que o que garante a construção de uma sociedade mais justa é investir no capital humano. Por isso o Ceará tem investido na área da Educação com prioridade”, disse.

Foi apresentado no encontro que, no próximo mês de agosto, dez alunos e a diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Almiro da Cruz, de Barbalha, viajarão para Dalian para realização do primeiro intercâmbio. O Governo do Ceará bancará as passagens e despesas com documentação e a Prefeitura de Dalian arcará com a hospedagem e alimentação.

Desenvolvimento

Sobre as possibilidades de acordos com os chineses em outras áreas, o governador manifestou o interesse do Ceará na implantação da Refinaria do Ceará, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). “Ficamos muito empolgados com as últimas tratativas e estamos otimistas quanto a possibilidade dessa parceria.”

Finalizando a reunião com os representantes de Dalian, Camilo afirmou que o Estado “está de portas abertas para que a gente possa estreitar os laços com Dalian, seja por ações na Educação, na Economia, ou em outras áreas”. O governador esteve acompanhado do assessor especial de Relações Internacionais, César Ribeiro, da secretária da Educação, Eliana Estrela, e do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior.

A comitiva chinesa que esteve no Palácio da Abolição foi formada pelo vice-secretário Geral do Governo Municipal de Dalian, Li Kailong (foto acima); o diretor-geral Adjunto do Departamento de Comércio do Governo de Dalian, Liu Guozhi; o diretor-geral Adjunto do Departamento de Assuntos Internacionais do Governo de Dalian, Liu Jianjun; o secretário-geral da Associação de Relações com Países Estrangeiros de Dalian, Qu Shicheng; o presidente da Bomcobras, Wang Shu Wei; e o diretor da Bomcobras, Yi Min.

Deixe seu comentário:

Menu

CONTATOS

(88) 3584-1374
(88) 9 9605 0674(TIM)
COMERCIAL: (88) 9 9618-0635

Curta no Facebook

Redes sociais