Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Projeto Pingo D´agua une Piscicultura e Horticultura em Orós.

jur-2

Foi lançado em Orós no último dia 6 de março o primeiro projeto de horticultura integrada a piscicultura.

O Projeto Pingo D´agua, como foi batizada a iniciativa, foi apresentado no último dia 6 de março no sítio Jurema, comunidade pioneira no município na criação de peixes em taque-rede e que agora através de um grupo de produtores rurais dá inicio ao projeto integrado que une criação de peixe e agricultura num mesmo espaço.

jur-3

O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Simão Pedro e o secretário de agricultura pesca e aquicultura, Euvaldo Bringel. O Projeto de Horticultura Integrada  vem sendo vinha ganhando corpo desde Outubro de 2017 quando um grupo de produtores rurais de Orós, acompanhados do prefeito Simão Pedro, do vice-prefeito Matheus Batista, técnicos do estado e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orós visitaram o projeto Pingo Dágua em Quixeramobim.

Os resíduos da criação de peixes nos tanques, ricos em nutrientes, são aproveitados juntamente da água na irrigação permitindo o reaproveitamento de materiais. Mesmo com a localidade se localizando as margens do Açude Orós, o projeto se destaca por apresentar um novo conceito na região utilizando a água de poços, o que representa uma alternativa para que os produtores não dependam apenas da água do reservatório que se encontra hoje no nível mais baixo em sua história o que dificulta a psicultura na região.

jur

O prefeito Simão Pedro espera que a iniciativa de produção integrada de hortaliças e frutas com a utilização da água da criação de peixes em tanques, através do reuso da água, se desenvolva no município. “Esperamos que a iniciativa dos produtores de Jurema sirva de incentivo para outros agricultores de nosso município e que em breve possamos estar consumindo o que for produzido por eles ao invés de trazer de outras regiões frutas e hortaliças, por isso desde o início viemos acompanhando o projeto e oferecendo a nossa parceria aos produtores”, destacou o prefeito Simão Pedro.

Também participaram do evento presidentes e representantes de associações comunitárias, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orós, CDL, Banco do Brasil, Ematerce, etc.

Marcelo Sá

 

 

 

Deixe seu comentário:

Menu

CONTATOS

(88) 3584-1374
(88) 9 9605 0674(TIM)
COMERCIAL: (88) 9 9618-0635

Curta no Facebook

Redes sociais