Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Litoral Norte concentra chuvas neste início da Quadra Chuvosa

dft1086

Para este mês, a normal climatológica é de 118,6 milímetros. Ano passado, as chuvas de fevereiro ficaram 34,8% acima da média, registrando 159,9 mm.
A semana começou com chuvas em mais de 60 municípios do Ceará. Entre as 7h desta segunda-feira (5) e as 7h desta terça-feira (6), os maiores acumulados foram registrados em Ipueiras (84 mm), Amontada (64 mm) e Tianguá (62 mm). Os dados são parciais.

Neste início de Estação Chuvosa, a macrorregião do Litoral Norte tem sido beneficiada com a maior quantidade de chuva. Até esta segunda, municípios desta área registraram precipitações que estão entre os maiores como Granja (64 mm e 65 mm) e Amontada (66 mm), ficando atrás de General Sampaio, que fica no Litoral do Pecém, com 82 mm e de Ipueiras, na Ibiapaba, com 84 mm.

Segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, neste período em que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico indutor de chuvas na Quadra Chuvosa, começa a atuar, o Litoral Norte recebe as primeiras chuvas.

“A influência inicial da ZCIT, logo que começa a Quadra Chuvosa, costuma ser mais frequente sobre áreas do Norte do Estado pois este sistema meteorológico tende a alcançar, com sua atividade convectiva, primeiro essa região. Com condições oceânicas e atmosféricas mais favoráveis, o que geralmente acontece a partir do mês de março, a ZCIT pode facilitar, também, a ocorrência de chuvas em direção ao sul do Estado”, explica o meteorologista.

Apesar dos registros de chuvas na macrorregião citada, é possível que as demais áreas também registrem precipitações. Em Fortaleza, por exemplo, o fenômeno da brisa terrestre costuma facilitar a ocorrência de chuvas entre a madrugada e a manhã, aumentando a frequência sobre a Região Metropolitana.

“Fevereiro, principalmente o início do mês, representa um período de transição entre a Pré-Estação e a Quadra. Por isso, tende a ser um mês que, em geral, pode apresentar uma maior irregularidade nas chuvas ao se comparar com março e abril”, afirma Fritz.

Para este mês, a normal climatológica é de 118,6 milímetros. Ano passado, as chuvas de fevereiro ficaram 34,8% acima da média, registrando 159,9 mm.

Deixe seu comentário:

Menu

CONTATOS

(88) 3584-1374
(88) 9 9605 0674(TIM)
COMERCIAL: (88) 9 9618-0635

Curta no Facebook

Redes sociais