25 de Março – Feriado no Ceará

Março 22, 2013 Sem comentários » 1.696 Visualizações

ceara luz2

O estado do Ceará ganhou mais um feriado e a nova data comemorativa surpreendeu muita gente.  No dia 25 de março comemora-se a Data Magna do Ceará.  A Emenda Constitucional que instituiu o feriado, de autoria do deputado Lula Morais, foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011.

No ano passado, a data caiu em um domingo e passou despercebida pois caiu num domingo.  A nova data comemora o fim da escravidão no Ceará ocorrido em 25 de Março de 1884  fazendo do nosso estado pioneiro na abolição da escravatura, sendo que um ano antes a  Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 Km de Fortaleza, libertou os escravos  antes da província do Ceará.

Feriado confirmado para repartições e comércio

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) ratificou que todo empregado terá direito a repouso no próximo dia 25 de março, data da abolição da escravidão no Ceará e que foi decretado como feriado da data magna do Estado.

Na nota divulgada pela órgão, a SRTE diz que em obediência a legislação vigente o feriado deve ser respeitado por empresas e repartições públicas.
A inserção do novo feriado no calendário do Estado pegou muitas empresários e funcionários de surpresa, causando confusão sobre a obediência ao feriado. A Emenda Constitucional, de autoria do deputado Lula Morais, foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011. No ano passado, no entanto, como o feriado caiu em um domingo, a data passou despercebida.
A escolha do dia 25 de março simboliza o pioneirismo do Ceará na liberação do seus escravos, que aconteceu no dia 25 de março de 1884, na cidade de Redenção.

Assunto Relacionado

Comente