Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Chuvas de fevereiro no Ceará estão acima da média histórica

z_chuvas_fev_media
Os dados ainda são parciais e devem variar até o fechamento do mês, mas desde já são otimistas (FOTO: Ariel Gomes/Governo do Ceará)
 

A média de chuvas para o mês de fevereiro no Ceará já foi ultrapassada. Conforme dados ainda preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até esta terça-feira (20), o volume observado é de 157,6 milímetros, cerca de 32% acima da normal climatológica.

 

De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, meteorologista Raul Fritz, uma atuação mais destacada da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico indutor de precipitação na Quadra Chuvosa, em vários dias deste mês proporcionou melhores resultados.

 

O Litoral Norte é a macrorregião com a maior média até agora. A média no território é de 258 mm, ou seja, 60% acima do volume normal, que é de 161,2 mm. Além disso, as cinco maiores médias por município são da macrorregião: Granja (371.1 mm), Moraújo (365 mm), Chaval (326 mm), Martinópole (322 mm) e Barroquinha (320,4 mm).

 

“O Litoral Norte ocupa uma posição um pouco mais privilegiada em relação às demais regiões por estar mais ao norte do estado (menores latitudes, menor distância da Linha do Equador) tendendo, em geral, a receber mais precipitações a partir da ZCIT quando ela se aproxima, pelo oceano, do Ceará”, explica Fritz.

 

Outra região em destaque é o Cariri. A área também registra, até agora, volume mensal acima da média histórica. Com 203,2 mm, as chuvas no Cariri estão 21,8% acima do esperado.

 

“O posicionamento mais favorável, mais ao sul do equador, da ZCIT, durante alguns dias deste mês facilitou a formação de sistemas convectivos (de chuva) sobre o Cariri”, comenta o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme.

 

É importante frisar que os dados de todos os territórios ainda vão variar com a atualização de dados e novas chuvas até o fim do mês. Porém, os volumes positivo até então estão dentro do previsto pela Funceme em janeiro, quando o prognóstico climático indicou 40% de possibilidade de chuvas acima da média.

 

Fritz afirma que os resultados preliminares observados em fevereiro dão esperanças, ainda não totalmente garantidas, de que a tendência mais provável de chuvas acima da média pode se concretizar.

 

“A Funceme previu como mais provável chuvas acima da média para o trimestre fevereiro a abril. Nesse caso, trata-se do trimestre como um todo com maior tendência de chuva acima da média, podendo haver, por exemplo, um mês na média ou mesmo abaixo da média, mas, ao considerar conjuntamente os três meses de previsão, o mais provável que foi indicado seria que o período abordado ficaria acima da média desse período”, conclui o meteorologista.

 

Previsão do tempo

 

A semana começou com chuvas em todas as regiões. Entre as 7h desta segunda-feira (19) e as 7h desta terça, choveu em, pelo menos, 98 municípios. Os maiores acumulados foram registrados em Milagres (148 mm) e Barro (122,4 mm).

 

Ao longo desta terça, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões. O mesmo é esperado até quinta-feira (22).

Deixe seu comentário:

Menu

CONTATOS

(88) 3584-1374
(88) 9 9605 0674(TIM)
COMERCIAL: (88) 9 9618-0635

Curta no Facebook

Redes sociais