Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Segundo plafaorma Farol Ceará passa por aumento exponencial da pandemia

coronavirus-phishing-featured

Matéria O Povo

Segundo a plataforma Farol Covid, desenvolvida com base em dados disponibilizados pelos estados e municípios, o Ceará enfrenta um crescimento exponencial de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Denominado pela plataforma como ritmo de contágio, o número indica para quantas pessoas próximas cada paciente infectado transmitirá a doença. A taxa no Ceará fica entre 1,1 e 1,2, o que indica ritmo exponencial. A plataforma avalia esse aumento como “insatisfatório”. Se o índice fosse menor que 1, o ritmo de contágio seria classificado como “bom”.

Dos 157 municípios com dados de ritmo de contágio disponíveis, todos se encontram em crescimento exponencial de contágio do novo coronavírus. 84 apresentam taxa máxima acima de 2 e cinco estão acima de 3, com tendência de piora: Chaval, Potengi, Pires Ferreira, Catarina e Jucás. Em Chaval, município com maior ritmo de contágio, cada infectado pode transmitir a doença para até 3,8 pessoas.

“O grande problema do interior é que, nesses municípios menores não há UTIs. Paralelo a isso, há pessoas infectando outras em uma proporção grande, e pelo menos 20% delas vão precisar de atendimento hospitalar. Isso é preocupante”, aponta Lígia Kerr, epidemiologista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Já em relação ao número de casos, o município do interior com maior quantidade de exames positivos registrados é o de Sobral, com 2.506 casos, segundo consulta feita às 22 horas de ontem na plataforma IntegraSUS, que reúne os dados colhidos pela Secretaria de Saúde relacionados ao atendimento nos municípios do Estado. Lá, o ritmo de transmissão é de que cada pessoa pode transmitir a doença para até 1,9 pessoas. O município está em aumento do número de casos e contágio, o que exigiu o decreto de lockdown, que está em vigor desde o dia 1º.

Deixe seu comentário:

Menu

CONTATOS

(88) 3584-1374
(88) 9 9605 0674(TIM)
COMERCIAL: (88) 9 9618-0635

Curta no Facebook

Redes sociais